Marcadores

domingo, 22 de agosto de 2010

como o tuning se popularizou no Brasil?

Em 2001 foi lançado o primeiro filme da franquia Velozes e Furiosos. O estilo de vida de Toretto e Compania era o que todo o pessoal queria da vida.
O que na verdade nós não analisávamos era o contexto social do filme, que mostrava a história de um grupo de jovens que para pagar o “vício” por velocidade fazia qualquer coisa, inclusive roubar caminhões, para terem acesso às coisas que somente as pessoas mais ricas tinham.
Muitas pessoas ganharam dinheiro com a moda que se implantou no Brasil, porém praticamente 10 anos após o primeiro filme, vemos que o cenário pouco mudou para quem gosta de carros customizados, tunados ou esportivos.
As pessoas que tinham dinheiro e carros preparados mais tradicionais chegaram a aderir a moda durante um tempo, mas com a adesão em massa de pessoas que ou não tinham bom gosto ou improvisavam demais na criatividade pela falta de recursos, o chamado carro tuning de uma hora para outra passou a ser visto como piada.
Eu obviamente não tenho nada contra esse tipo de prática,mais eu gosto com body kt original pra mim carro bonito é o que tem aparência o mais original possível,mais com rodas maiores e alterações leves como rebaixar,colocar isulfilm G5,e sonzera.coisas que não mudariam muito o estilo original do carro.
O tuning se tornou um movimento, que atraia milhares de pessoas a eventos com gatas gostosas, produção futurista, DJ’s badalados e muitas empresas patrocinando carros com equipamentos q valiam mais do q o proprio carro.
Na maioria dos casos, via um monte de marmanjo querendo aparecer com seu “possante”, sem se importar muito com a máquina, mas sim com quantos fãs seu carro conseguiria. A palavra de ordem era aparecer mais do que o outro e para isso valia de tudo um pouco.
Com o tempo os carros chegaram em um nível que beiravam o sucesso para conseguir mais pontos nos campeonatos promovidos pelos patrocinadores, que é óbvio, davam mais pontos para o carro que tinha mais acessórios e não para o carro com mais harmonia no conjunto.
O que as pessoas que patrocinavam isso não contavam era com o raciocínio lógico do ser humano. Você gasta uma fortuna para se parecer com uma tribo e quando isso se torna popular de mais você passa a querer continuar nessa tribo.
Assim o tuning se popularizou no Brasil, como um lugar que continua na moda por ser bem frequentado, que de tão popular passou a ser apreciado por quem buscava exclusividade.

De uma hora para outra os carros que pareciam naves espaciais, geralmente carros populares com motor 1.0, passaram a desfilar com rodas aro 18, 19 até 20 e todos diziam que o legal era ter um carro DUB Style, mas todos se esqueceram que DUB não se aplica a carros pequenos e a moda não pegou muito, pois custa caro comprar um carro de luxo e colocar rodas aro 20.
Vocês acham assim como eu que o movimento Tuning se popularizou no Brasil? Concordam com os motivos expostos acima? Discordam? Vamos debater um pouco sobre o tema, já que nosso país será um dos locais de filmagem do próximo filme da série que durante um tempo mudou a nossa concepção de beleza automotiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário